Literature & Coffee

 

IMG_0009

Edwin van Ijzendoom & Marcelo Carnevale

Em 2015, o primeiro post da vizinhança celebra as lembranças desse janeiro que passou e que trouxe, da Holanda, nosso hóspede airbnb para o apartamento da Vila Madalena.

O airbnb é o site que promove uma experiência bastante criativa e cosmopolita: o aluguel de casas ou quartos, no qual o visitante se avizinha do lugar e/ou do anfitrião e, dessa forma, escapa das obviedades turísticas ou entende melhor como lidar com elas e com a cidade em geral.

Caso bem sucedido de Edwin van Ijzendoom, escritor holandês, que se interessou pelo anúncio que garantia literatura e café, além da companhia de vários outros escritores na biblioteca do apê.

Sem nunca ter visitado a América Latina, se aventurou pela cidade de São Paulo, grande parte do tempo usando a bicicleta do anfitrião.

Favor parar no Copain

A vista do edifício Itália, a noite da Augusta, o jazz de Pinheiros, fizeram parte das descobertas do hóspede, numa cidade pouco percebida como um lugar aprazível ou carismático. Tivemos conversas entusiasmadas que renovaram o carinho que eu cultivo pelas coisas paulistanas. Fiquei orgulhoso.

Depois de um bom tempo, voltei à feira da praça Benedito Calixto e adorei comer pastel e ouvir um chorinho com músicos muito bons.

Edwin descobriu a linha de ônibus Praça Ramos e fez do edifício “Copain” a sua referência no centro. Com ele, aprendi a lavar louça com menos água e a viver uma São Paulo mais leve e renovada.

Que essa vizinhança criativa se estabeleça entre nós mesmo, moradores da cidade. São os meus votos para celebrar nossa parceria o ano todo.

IMG_0029

Vizinhança de Wageningen, Gelderland, Holanda foto Edwin van Ijzendoom

IMG_2286

Vizinhança da Vila Madalena, São Paulo, Brasil foto Marcelo Carnevale

 

Deixe uma resposta